Brasil
Riscos Cibernéticos

Riscos Cibernéticos Riscos Cibernéticos
Soluções Soluções
Principais Coberturas Principais Coberturas
Materiais de suporte às empresas Materiais de suporte às empresas
Dados e curiosidades Dados e curiosidades
Leis e regulamentações Leis e regulamentações
Notícias de mercado Notícias de mercado
Faça o diagnóstico de riscos Faça o diagnóstico de riscos

Riscos Cibernéticos (Cyber Risk)


Riscos Cibernéticos (Cyber Risk)

Risco Cibernético é atualmente uma das 10 principais preocupações dos executivos, segundo pesquisa Global de Gerenciamento de Riscos (Global Survey) divulgada a cada dois anos pela consultoria e corretora de seguros Aon e que, na edição de 2017, contou com a participação de 1.800 profissionais.

Este é um risco levado muito a sério em países como Estados Unidos e Europa, e que vem ganhando muita relevância no Brasil nos últimos anos. Casos de ataques que afetam tanto pessoa física como jurídica têm sido divulgados na mídia e a população e as empresas têm se atentado e se informado mais a respeito.

A responsabilidade por dados de terceiros tem também se tornado uma crescente fonte de preocupação à medida que cada vez mais as empresas estão dependentes da tecnologia para gerenciar seus negócios e informações. Hoje, praticamente todas as empresas trabalham com dados pessoais e corporativos, como número de cartão de crédito, identidade, endereço, registros médicos, passaporte, lista de clientes, orçamento, planos de negócios, planos de marketing etc.

Riscos Cibernéticos

As informações ficam mais expostas a vazamento ou roubo de informação com o avanço da tecnologia com o armazenamento em nuvem (cloud computing), redes sociais e até mesmo pelos hábitos de mobilidade e conceito de produtividade onde a maioria dos profissionais utilizam celulares, tablets e notebook para trabalhar.

Entre as principais indústrias afetadas pela perda de dados estão:

  • Saúde
  • Entidades governamentais
  • Educação
  • Instituições Financeiras
  • Varejo
  • Telecomunicação
  • Tecnologia da Informação
  • Indústrias
  • ONGs
  • Prestadores de Serviço

Nosso objetivo é conscientizar as organizações sobre este risco iminente divulgando as melhores práticas a serem adotadas para a gestão dos riscos cibernéticos.


Diagnóstico de Riscos Cibernético

A Aon te convida a completar o nosso diagnóstico gratuito que vai ajudar a sua empresa a quantificar e analisar o nível de exposição da sua rede. Conheça os riscos e avalie os hábitos que podem colocar sua empresa em perigo. Só leva 15 minutos, mas o retorno é intangível.

De que forma vocês estão expostos a riscos cibernéticos?

Diagnóstico de Riscos Cibernético Comece o seu diagnóstico

O que influencia seu nível de exposição?

A Ferramenta de Diagnóstico de Risco Cibernético da Aon o ajudará a identificar os principais fatores internos e externos que podem afetar seu nível de exposição a riscos cibernéticos. Além disso, ela o ajudará a enxergar drivers relevantes de risco cibernético e fornecerá orientações práticas referentes à estrutura de governança que sua empresa pode adotar como parte de uma estratégia eficaz de gerenciamento de riscos cibernéticos.

Descubra em 15 minutos!

Comece o seu diagnóstico

Soluções contra Riscos Cibernéticos


As companhias precisam ter um bom programa de gestão de riscos corporativos, sendo essencial trabalhar na prevenção e na mitigação dos impactos.

A equipe da área Cyber da Aon tem qualificação para auxiliar nossos clientes a identificar, rastrear, quantificar, mitigar e transferir as ameaças cibernéticas de hoje. Reconhecida como um dos principais recursos do mercado de gestão de riscos cibernéticos, nossa equipe conta com um dedicado grupo de mais de 100 profissionais com ampla capacidade técnica, experiência em melhoria de coberturas, relações estreitas com seguradoras e ótimo gerenciamento de liquidações de sinistro.

Soluções contra Riscos Cibernéticos
Soluções contra Riscos Cibernéticos

Como líder na gestão de riscos cibernéticos nos Estados Unidos e Europa adotamos uma metodologia em que trabalhamos juntos com nossos clientes na identificação e análise das ações necessárias, seja por meio da emissão de apólices ou soluções alternativas. Pelo fato de ser uma empresa global, a Aon possui um grande poder de negociação e colocação junto às seguradoras.

Principais coberturas


O seguro de Responsabilidade Cibernética (Cyber) tem como objetivo proteger as empresas em casos de reclamação de terceiros por responsabilidade na administração de dados de terceiros.

  • Custo de Defesa relacionada à reclamação de terceiros;
  • Violação de privacidade de informações pessoais ou corporativas sob responsabilidade do segurado;
  • Responsabilidade pela omissão na segurança dos dados que resulte na contaminação dos mesmos;
  • Negação de acesso aos dados, roubo de código ou destruição e modificação ou corrupção de dados armazenados;
  • Restituição da imagem pessoal e corporativa para mitigar os danos à reputação;
  • Custos de notificação e monitoramento de uma violação de dados necessária para evitar a disseminação dos dados sensíveis e maior perda pelo uso indevido dos dados vazados;
  • Extorsão resultante de uma ameaça de segurança;
  • Lucros Cessantes que o segurado sofreu em uma interrupção de rede por conta de falha na segurança dos dados.

Materiais de Suporte por Segmento de Mercado




Vídeos


Ataques Cibernéticos - Sua empresa está preparada?

Veja a recomendação de nossa especialista.
Duração 2min

Clique aqui para assistir >
Aon Financial Lines Day 2016 - Painel Cyber

Assista o Painel de Riscos Cibernéticos
Duração 45min

Clique aqui para assistir >

Dados e Curiosidades


Acesse nossos 5 materiais exclusivos sobre Riscos Cibernéticos, conheça as ameaças e saiba como se previnir e mitigar esses impactos.

Dados e Curiosidades

4 Lições e 7 Perguntas sobre o Ataque do Ransomware

4 Lições e 7 Perguntas sobre o Ataque do Ransomware

Em todo o mundo, centenas de milhares de usuários de computadores foram surpreendidos com uma tela vermelha exigindo, em letras vermelhas, um pagamento de até US$ 600 em bitcoins para seu desbloqueio. Essas pessoas haviam sido vítimas do vírus Ransomware WannaCry, que bloqueou mais de 200.000 computadores em mais de 150 países no dia 12 de maio de 2017.

Download >

10 MOTIVOS pelos quais você precisa de seguro de responsabilidade cibernética

10 Motivos pelos quais você precisa de seguro de responsabilidade cibernética

Sua reputação é seu ativo número um: como será a gestão das consequências de um evento cibernético? Embora certos riscos à reputação não possam ser cobertos por seguro, é possível ter sua reputação segurada mesmo em caso de violações de segurança. Conheça os 10 motivos e entenda como a Aon pode te ajudar.

Download >

Do Malware ao Phishing: o seu guia para crimes cibernéticos

Do Malware ao Phishing: o seu guia para crimes cibernéticos

Na Pesquisa Global sobre Gestão de Riscos 2017 da Aon, o crime cibernético figurou entre os cinco primeiros da lista. Em 2016, o custo desse tipo de crime para a economia global foi de $450 bilhões e resultou em cerca de dois bilhões de arquivos roubados – incluindo mais de 100 milhões históricos médicos. Até 2029, as perdas podem atingir $2 trilhões – mais de dois por cento da economia mundial.

Download >

Risco Cibernético: a realidade do risco

Risco Cibernético: a realidade do risco

As manchetes na mídia com foco em relevantes violações de dados ou segurança cibernética fazem parte do cotidiano. O impacto de um evento cibernético pode ser extremante significativo – em âmbito prático, jurídico, financeiro e para a reputação. Entenda como isso pode afetar a sua empresa.

Download >

Risco Cibernético é a principal preocupação das empresas

Risco Cibernético é a principal preocupação das empresas

As empresas precisam de um plano para avaliar, testar, melhorar, quantificar, transferir e responder ao risco cibernético. Confira o infográfico feito pela Stroz Friedberg, baseado na Pesquisa Global de Gerenciamento de Risco da Aon e no Relatório Global de Comparação de Transferência de Risco Cibernético.

Download >

Leis e Regulamentações


Leis e Regulamentações

Globalmente, aumentam-se as exigências legais e a litigiosidade sobre o tema, cobrando cada vez mais das empresas sua responsabilidade por deter e gerir dados eletrônicos de terceiros.

No Brasil, dois anteprojetos de lei estão em discussão e devem aumentar legalmente a responsabilização dos agentes civis neste tema, em breve.