Portugal

ANÁLISE ESTRATÉGICA DOS PLANOS DE PENSÕES - O PLANO QUE TEM É REALMENTE AQUELE QUE NECESSITA?

As empresas crescem e mudam - e o mercado das pensões evolui a grande velocidade - pelo que é fácil encontrar-se numa situação em que a sua antiga estratégia para os planos de pensões não vá de encontro às suas atuais necessidades. Vamos reavaliar.

Se fosse definir hoje o seu plano de pensões, a partir do zero, optaria pela mesma estratégia que está atualmente implementada?

É pouco provável. As empresas crescem, os recursos humanos mudam e o mercado das pensões está em constante movimento e isto para não falar das recentes alterações legislativas, que terão um impacto praticamente sistémico na forma como os seus colaboradores poderão querer usar o seu dinheiro.

Em síntese, trata-se de uma ocasião excelente para verificar se a sua estratégia ainda vai de encontro às suas necessidades, e já agora para resolver quaisquer questões incómodas que já se arrastam há algum tempo. Vamos ajudá-lo a chegar à solução certa.

Racionalização de planos anteriores

A verdade é que a maior parte dos planos de qualquer dimensão são o resultado da história da organização, os quais procuram frequentemente conciliar objetivos conflituantes e grupos de colaboradores de diferentes fundos anteriores. O esforço de gestão e os riscos envolvidos são muitas vezes superiores ao que poderiam ser, com resultados que deixam a desejar, mas são "suficientemente bons", na medida em que parece impossível existir uma alternativa.

Mas temos um sólido histórico no apoio a processos de racionalização de planos de pensões antigos, concedendo a todos o benefício de uma estratégia que funciona na atualidade.

Resposta às alterações do mercado

Muitas das revisões estratégicas que temos conduzido recentemente têm-se centrado em ajudar os planos a reagir a circunstâncias em mutação, que ajudem os membros a tiram o máximo partido das novas liberdades permitidas por fundos de pensões, ou a ter em conta a importância crescente das Contribuições Definidas. Outras mudanças têm tido um cariz mais interno - como uma coorte de trustees que se reforma em bloco.

No processo de atualização da estratégia consideramos essencial prestar apoio de governação - ajudar a manter os trustees e os colaboradores informados, dotados de poder e envolvidos.

Reduzir custos, melhorar os resultados

Em particular desde a inscrição automática, não é raro os planos de pensões obrigarem a um investimento de tempo, recursos e esforços de gestão desequilibrado em comparação com o retorno que proporcionam, quer a nível financeiro quer em termos de reconhecimento por parte dos colaboradores.

Vamos ajudá-lo a trabalhar de ambos os lados da equação - otimização da sua estratégia para aliviar a sobrecarga, revisão das suas opções de investimento e ajudar os seus colaboradores a obterem uma visão mais clara do benefício.

Os membros dos planos de pensões merecem uma estratégia tão boa como se tivesse sido criada hoje a partir do zero. Vamos falar de uma revisão. Envie-nos uma mensagem para [email protected] , ou contacte-nos através do número 0344 573 0033.

“Tanta coisa mudou nas pensões ultimamente. Se há um par de anos que não revê a estratégia do seu plano, vale definitivamente a pena verificar se ainda está a ir de encontro às suas necessidades.

Aon
Our Employee Benefits & Trends Survey is open

Help shape the trends everyone will be talking about in 2018. Take part in the survey.