Skip to main content
Opens in a new tab External site

November 2023 / 5 Min Read

Interrupção dos negócios

 

A interrupção dos negócios é o segundo maior risco que as organizações enfrentam hoje e, de acordo com a nossa pesquisa, cairá para o 6º lugar até 2026.

 

O que significa interrupção dos negócios?

Interrupção dos negócios significa a perda de receita ou lucro que acontece quando as operações de uma organização são suspensas ou reduzidas em virtude de uma perda (contingente) direta ou indireta, como no caso de um dano material ou ataque cibernético. A organização pode sofrer uma perda de receita, um aumento nos custos operacionais para manter as vendas ou ambos ao mesmo tempo.

Por que a interrupção dos negócios é um dos maiores riscos para as organizações?

A ameaça imposta pela interrupção dos negócios às empresas ficou clara em meados de 2023, quando plantas de processamento de petróleo e gás no Canadá fecharam por causa dos incêndios, interrompendo uma produção equivalente a 240 mil barris de petróleo por dia.

As perdas resultantes da interrupção dos negócios podem ser significativas e até colocar a sobrevivência de uma organização em risco. Esses eventos adversos podem acontecer de diversas formas e afetar a reputação, a confiança dos clientes, os fluxos de caixa e muito mais, tornando-se uma grande preocupação para as empresas.

Antigamente, as organizações avaliavam as possíveis interrupções causadas pelas perdas que sofriam, por exemplo, um incêndio, uma explosão ou um desastre natural que pudesse danificar suas instalações. Nas últimas duas décadas, as empresas ampliaram esse foco e incluíram interrupções na cadeia de abastecimento e riscos relacionados à perda de clientes, fornecedores ou serviços públicos.

Nos últimos anos, a interrupção dos negócios ficou mais complexa conforme o mundo se tornou ainda mais volátil e interconectado:

  • As mudanças regulatórias e legislativas requerem medidas de conformidade legal contínuas e atualizadas.
  • Eventos meteorológicos ou climáticos causaram danos extensos em diversas ocasiões.
  • Os ataques cibernéticos, o principal risco da nossa pesquisa deste ano, são uma das maiores preocupações, em parte devido à sua capacidade de interromper as operações comerciais.
  • Os efeitos da COVID-19 ainda são sentidos, especialmente quanto à interrupção da cadeia de fornecimento global, como aconteceu com a escassez de semicondutores em 2022.
  • A escassez de mão de obra causada pela demanda por talentos relevantes, falta de habilidades e o envelhecimento populacional deixaram vagos cargos importantes.
  • A escassez de suprimentos significa que as falhas em equipamentos, que antes causavam breves interrupções, agora podem provocar um grande atraso devido ao longo prazo de entrega das peças de reposição. Ao determinar o tempo de uma paralisação, muitas empresas não pensam mais em reparo e manutenção. Agora, o padrão é considerar o tempo necessário para a entrega de um novo maquinário.
  • Eventos geopolíticos, como conflitos, são um risco contínuo e criam obstáculos para os negócios.

Explorar resultados globais

As empresas estão lidando com os riscos tradicionais de novas formas, tanto em termos de risco como de capital humano. Como os líderes empresariais podem priorizar e responder melhor a eles?

Ver relatório global

Perdas e prontidão

Apesar de três quartos dos entrevistados afirmarem que estão preparados para um evento que cause interrupção dos negócios, quase um terço deles sofreu alguma perda nos últimos 12 meses.

32%

dos entrevistados tiveram alguma perda devido a esse tipo de risco nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Fonte: Pesquisa Global de Gestão de Riscos da Aon 2023

74%

dos entrevistados afirmaram que suas organizações estavam preparadas para esse risco.

Fonte: Pesquisa Global de Gestão de Riscos da Aon 2023

Como as organizações podem mitigar o impacto da interrupção dos negócios?

Tanto a preparação antes da perda quanto a reação após a perda são essenciais para limitar o impacto da interrupção dos negócios.

As organizações devem, regularmente, rever e atualizar seus planos de gerenciamento de crise e continuidade dos negócios. Esses planos reduzem significativamente o impacto de um evento e podem ser um diferencial determinante para a empresa se recuperar depois de uma interrupção.

Do ponto de vista tático, ter vários fornecedores é uma forma comprovada de reduzir o risco de interrupção da cadeia de fornecimento. Mais recentemente, algumas empresas também decidiram aumentar o estoque para evitar pequenas interrupções. Embora essa abordagem forneça mais proteção, a manutenção do estoque pode gerar um custo financeiro maior.

A apólice de seguro é um elemento importante que deve fazer parte do plano de resposta a incidentes porque cobre perdas e protege os ativos. As empresas devem entrar em contato regularmente com suas corretoras e seguradoras para manter seu plano atualizado. Ao contar com a assessoria profissional para registrar e gerenciar um sinistro de seguro, a organização fica livre para se concentrar nas suas atividades e nos seus clientes, minimizando assim o impacto de uma interrupção dos negócios.

Se, de fato, ocorrer uma perda, as empresas devem mitigar os efeitos, mantendo as operações comerciais, providenciando meios para continuar as atividades e trabalhando na recuperação. Os planos de gerenciamento de crise e continuidade dos negócios garantem que essas tarefas sejam viáveis mesmo durante uma crise.

 
 

Disclaimer
As informações aqui contidas e as declarações expressas são de caráter geral e não pretendem abordar as circunstâncias de qualquer indivíduo ou entidade em particular. Embora nos esforcemos em fornecer informações exatas e oportunas e utilizemos fontes que consideramos confiáveis, não podemos garantir que essas informações sejam exatas na data em que são recebidas ou que continuem a sê-lo no futuro. Ninguém deve atuar com base nessas informações sem aconselhamento profissional adequado após uma análise minuciosa da situação específica.

Condições de utilização
O conteúdo deste documento não pode ser reproduzido, reutilizado, reimpresso ou redistribuído sem o consentimento expresso por escrito da Aon, salvo autorização em contrário por parte da Aon. Para utilizar as informações aqui contidas, contate a nossa equipe.

General Disclaimer
The information contained herein and the statements expressed are of a general nature and are not intended to address the circumstances of any particular individual or entity. Although we endeavor to provide accurate and timely information and use sources we consider reliable, there can be no guarantee that such information is accurate as of the date it is received or that it will continue to be accurate in the future. No one should act on such information without appropriate professional advice after a thorough examination of the particular situation.

Terms of Use
The contents herein may not be reproduced, reused, reprinted or redistributed without the expressed written consent of Aon, unless otherwise authorized by Aon. To use information contained herein, please write to our team.