Como as organizações podem mitigar o impacto da interrupção dos negócios?
Tanto a preparação antes da perda quanto a reação após a perda são essenciais para limitar o impacto da interrupção dos negócios.
As organizações devem, regularmente, rever e atualizar seus planos de gerenciamento de crise e continuidade dos negócios. Esses planos reduzem significativamente o impacto de um evento e podem ser um diferencial determinante para a empresa se recuperar depois de uma interrupção.
Do ponto de vista tático, ter vários fornecedores é uma forma comprovada de reduzir o risco de interrupção da cadeia de fornecimento. Mais recentemente, algumas empresas também decidiram aumentar o estoque para evitar pequenas interrupções. Embora essa abordagem forneça mais proteção, a manutenção do estoque pode gerar um custo financeiro maior.
A apólice de seguro é um elemento importante que deve fazer parte do plano de resposta a incidentes porque cobre perdas e protege os ativos. As empresas devem entrar em contato regularmente com suas corretoras e seguradoras para manter seu plano atualizado. Ao contar com a assessoria profissional para registrar e gerenciar um sinistro de seguro, a organização fica livre para se concentrar nas suas atividades e nos seus clientes, minimizando assim o impacto de uma interrupção dos negócios.
Se, de fato, ocorrer uma perda, as empresas devem mitigar os efeitos, mantendo as operações comerciais, providenciando meios para continuar as atividades e trabalhando na recuperação. Os planos de gerenciamento de crise e continuidade dos negócios garantem que essas tarefas sejam viáveis mesmo durante uma crise.