Por que uma desaceleração econômica ou recuperação lenta é um risco de máxima relevância para as organizações no futuro?
As desacelerações econômicas acontecem aproximadamente uma vez por década, e há poucas razões para acreditar que essa tendência de longa data mude. Por mais que as organizações estejam acostumadas a enfrentar níveis elevados de volatilidade, outras tendências macroeconômicas, como o envelhecimento da força de trabalho, maiores impactos nas mudanças climáticas e o uso mais amplo da inteligência artificial, devem criar ainda mais incerteza econômica.
Algumas indústrias podem sofrer recessões econômicas à medida que outras florescem. O aumento do trabalho remoto teve um efeito significativo no setor imobiliário comercial e nas áreas de varejo circundantes. De acordo com um artigo de julho de 2023 do Financial Times no Reino Unido, a duração média do arrendamento de escritórios caiu para um nível recorde e as vagas de escritório atingiram seu nível mais alto em nove anos, criando o potencial para uma onda de inadimplências em empréstimos para edifícios comerciais. Isso tem o potencial de afetar o setor bancário e muito mais. É natural que as organizações estejam preocupadas com o surgimento de uma nova tendência que possa levar todo o seu setor a um declínio.
Como as organizações podem mitigar o impacto de uma desaceleração econômica ou uma recuperação lenta?
- Aumento das reservas de caixa e/ou uma estratégia de capital modificada. O aumento dos níveis de caixa à mão pode ajudar as organizações a mitigar os riscos de uma desaceleração econômica, garantindo que suas obrigações financeiras sejam cumpridas se as receitas diminuírem. Organizações com níveis mais altos de liquidez também podem aproveitar um cenário de aquisição potencialmente favorável ou priorizar investimentos em inovação e desenvolvimento de novos produtos.
- Planejamento da força de trabalho. Estabelecer estratégias com antecedência pode ajudar a minimizar as interrupções da força de trabalho durante as crises econômicas. Avaliações de habilidades e planejamento de arquitetura de trabalho, por exemplo, fornecem às organizações insights detalhados que podem ser usados para identificar oportunidades de requalificação ou transferência de colaboradores para outras áreas mais produtivas.
- Maior foco em riscos corporativos interconectados. Durante condições de mercado voláteis ou de alguma forma desfavoráveis, os impactos dos riscos cibernéticos, de reputação, da cadeia de fornecimento, regulamentares e outros riscos empresariais podem criar efeitos de repercussão que podem agravar as perdas de uma organização.
- Diversificação. De uma mudança de estratégias de investimento até uma mudança de cadeias de suprimentos e bases de clientes, a diversificação pode ajudar as organizações a resistir aos caprichos das desacelerações econômicas e das recuperações lentas.