Skip to main content
Opens in a new tab External site

November 2023 / 5 Min Read

Desaceleração econômica ou recuperação lenta

 

A desaceleração econômica ou recuperação lenta é o terceiro maior risco que as organizações enfrentam atualmente em todo o mundo e deve subir para o segundo risco mais crítico até 2026.

 

O que é uma desaceleração econômica ou recuperação lenta?

A desaceleração econômica ou recuperação lenta descreve uma desaceleração na economia que afeta a capacidade dos clientes de adquirir produtos ou serviços, o que, por sua vez, afeta a oferta e a demanda destes ativos. As recessões podem acontecer devido a eventos globais, como a crise hipotecária de 2008 ou a pandemia do COVID-19, ou devido a eventos locais, como pela volatilidade geopolítica ou por problemas de produtividade.

Por que uma desaceleração econômica ou recuperação lenta é um risco de máxima relevância para as organizações atualmente?

Em um nível mais elevado, as incertezas relacionadas à duração de uma desaceleração econômica forçarão uma organização a tomar uma posição defensiva e se concentrar no controle de sua liquidez, despesas e força de trabalho.

Alguns dos efeitos secundários de uma desaceleração econômica ou de uma recuperação lenta incluem:

  • Fluxos de receita lentos ou interrompidos. Enquanto as empresas se movimentam para proteger seu balanço, seus hábitos de gastos mudam. Igualmente, se os gastos do consumidor diminuírem, a receita poderá ser afetada.
  • Interrupções da cadeia de suprimentos. Quaisquer fornecedores de peças e materiais afetados por uma desaceleração econômica podem ter como resultado uma morosidade da produção. Consequentemente, a entrega dos produtos finais de uma organização pode se tornar mais difícil ou mais cara, afetando assim seu fluxo de caixa.
  • Problemas de financiamento. À medida que os fluxos de receita são interrompidos, as reservas de caixa tornam-se críticas para atender às obrigações financeiras, como o reembolso dos credores. Ao mesmo tempo, o acesso a novos financiamentos torna-se mais difícil uma vez que os credores se tornam mais avessos ao risco, restringindo ainda mais o fluxo de caixa.
  • Considerações trabalhistas e de recursos humanos. As organizações podem ser forçadas a tomar medidas de redução de custos, incluindo cortes de pessoal. Manter os funcionários que permanecem motivados pode ser um imenso desafio.
  • Impactos globalizados. Ao mesmo tempo que a tecnologia permite que mais empresas estendam seu alcance, seja operacionalmente ou por meio de cadeias de suprimentos, os efeitos das desacelerações econômicas locais também se tornam mais abrangentes.

Explorar resultados globais

As empresas estão lidando com os riscos tradicionais de novas formas, tanto em termos de risco como de capital humano. Como os líderes empresariais podem priorizar e responder melhor a eles?

Ver relatório global

Perdas e preparação

Mais da metade dos entrevistados sofreu uma perda devido à desaceleração econômica ou recuperação lenta, enquanto apenas 40% têm planos para responder ao risco.

55%

dos entrevistados indicaram que esse risco contribuiu para uma perda para sua organização nos 12 meses anteriores à pesquisa.

40%

dos entrevistados afirmaram que suas organizações criaram um plano para responder ao risco.

Por que uma desaceleração econômica ou recuperação lenta é um risco de máxima relevância para as organizações no futuro?

As desacelerações econômicas acontecem aproximadamente uma vez por década, e há poucas razões para acreditar que essa tendência de longa data mude. Por mais que as organizações estejam acostumadas a enfrentar níveis elevados de volatilidade, outras tendências macroeconômicas, como o envelhecimento da força de trabalho, maiores impactos nas mudanças climáticas e o uso mais amplo da inteligência artificial, devem criar ainda mais incerteza econômica.

Algumas indústrias podem sofrer recessões econômicas à medida que outras florescem. O aumento do trabalho remoto teve um efeito significativo no setor imobiliário comercial e nas áreas de varejo circundantes. De acordo com um artigo de julho de 2023 do Financial Times no Reino Unido, a duração média do arrendamento de escritórios caiu para um nível recorde e as vagas de escritório atingiram seu nível mais alto em nove anos, criando o potencial para uma onda de inadimplências em empréstimos para edifícios comerciais. Isso tem o potencial de afetar o setor bancário e muito mais. É natural que as organizações estejam preocupadas com o surgimento de uma nova tendência que possa levar todo o seu setor a um declínio.

Como as organizações podem mitigar o impacto de uma desaceleração econômica ou uma recuperação lenta?

  • Aumento das reservas de caixa e/ou uma estratégia de capital modificada. O aumento dos níveis de caixa à mão pode ajudar as organizações a mitigar os riscos de uma desaceleração econômica, garantindo que suas obrigações financeiras sejam cumpridas se as receitas diminuírem. Organizações com níveis mais altos de liquidez também podem aproveitar um cenário de aquisição potencialmente favorável ou priorizar investimentos em inovação e desenvolvimento de novos produtos.
  • Planejamento da força de trabalho. Estabelecer estratégias com antecedência pode ajudar a minimizar as interrupções da força de trabalho durante as crises econômicas. Avaliações de habilidades e planejamento de arquitetura de trabalho, por exemplo, fornecem às organizações insights detalhados que podem ser usados para identificar oportunidades de requalificação ou transferência de colaboradores para outras áreas mais produtivas.
  • Maior foco em riscos corporativos interconectados. Durante condições de mercado voláteis ou de alguma forma desfavoráveis, os impactos dos riscos cibernéticos, de reputação, da cadeia de fornecimento, regulamentares e outros riscos empresariais podem criar efeitos de repercussão que podem agravar as perdas de uma organização.
  • Diversificação. De uma mudança de estratégias de investimento até uma mudança de cadeias de suprimentos e bases de clientes, a diversificação pode ajudar as organizações a resistir aos caprichos das desacelerações econômicas e das recuperações lentas.
 
 

Disclaimer
As informações aqui contidas e as declarações expressas são de caráter geral e não pretendem abordar as circunstâncias de qualquer indivíduo ou entidade em particular. Embora nos esforcemos em fornecer informações exatas e oportunas e utilizemos fontes que consideramos confiáveis, não podemos garantir que essas informações sejam exatas na data em que são recebidas ou que continuem a sê-lo no futuro. Ninguém deve atuar com base nessas informações sem aconselhamento profissional adequado após uma análise minuciosa da situação específica.

Condições de utilização
O conteúdo deste documento não pode ser reproduzido, reutilizado, reimpresso ou redistribuído sem o consentimento expresso por escrito da Aon, salvo autorização em contrário por parte da Aon. Para utilizar as informações aqui contidas, contate a nossa equipe.

General Disclaimer
The information contained herein and the statements expressed are of a general nature and are not intended to address the circumstances of any particular individual or entity. Although we endeavor to provide accurate and timely information and use sources we consider reliable, there can be no guarantee that such information is accurate as of the date it is received or that it will continue to be accurate in the future. No one should act on such information without appropriate professional advice after a thorough examination of the particular situation.

Terms of Use
The contents herein may not be reproduced, reused, reprinted or redistributed without the expressed written consent of Aon, unless otherwise authorized by Aon. To use information contained herein, please write to our team.