Por que a incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos é um dos principais riscos que as organizações enfrentam hoje?
As empresas se sobressaem quando contam com os melhores talentos possíveis em cada função, desde a diretoria até a linha de frente. A incapacidade de preencher essas vagas e reter funcionários com alto desempenho pode ter sérias consequências. As estrelas que estão em ascensão na organização hoje podem se tornar concorrentes amanhã.
Além disso, sem a entrada contínua de talentos, as empresas podem não ter os conjuntos de habilidades que necessitam para acompanhar o mercado e as tendências do setor. As empresas dependem dos melhores talentos para conseguir novas ideias, novas estratégias, inovação e criatividade, elementos essenciais para se manterem competitivas. Muitos setores, inclusive de viagens e hotelaria, ainda não conseguiram preencher suas vagas desde a pandemia, enquanto determinadas funções, especialmente nas áreas digitais e de tecnologia, continuam em alta.
A incapacidade de atrair os melhores candidatos também pode ter um impacto negativo sobre aqueles que permanecem na força de trabalho, porque significa mais trabalho e responsabilidades para os funcionários talentosos que permanecem. Esse aumento de pressão pode causar crises de burnout, desinteresse e problemas de retenção.
Duas tendências importantes tiveram um impacto enorme na estratégia de talentos:
Salário e inflação. De modo geral, os salários aumentaram consideravelmente nos últimos dois anos. Nos EUA, as remunerações por hora e os salários tiveram um aumento de 5,3% em junho de 2022 em relação ao ano anterior e outro de 4,6% em junho de 2023.1 Embora o aumento da remuneração por hora tenha começado a desacelerar, ele ainda é alto em comparação com os anos anteriores e, em junho de 2023, ultrapassou a inflação pela primeira vez em dois anos.2
O aumento da inflação no mundo desde o início de 2022 incentivou os funcionários a buscarem salários mais altos. Além disso, muitos países e jurisdições estão implementando regulamentos sobre transparência e igualdade salarial, para que os funcionários tenham uma maior visibilidade em relação aos salários.
Experiência dos funcionários. A pandemia transformou o conceito de local de trabalho. Muitos funcionários puderam trabalhar de casa e expressaram a preferência por uma maior comodidade e flexibilidade. Uma pesquisa feita pelo Washington Post em parceria com a Ipsos constatou que 7 em cada 10 entrevistados trabalhariam de casa sempre ou na maior parte do tempo.3 No final de 2022, quase três quartos das empresas ofereciam contrato de trabalho híbrido.4 O foco no que os funcionários querem do trabalho também aumentou o foco no bem-estar no local de trabalho.