Skip to main content
Opens in a new tab External site

November 2023 / 5 Min Read

Incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos

 

A incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos é o quarto maior risco que as organizações enfrentam no mundo inteiro e deve se manter na quarta posição até 2026, de acordo com a nossa pesquisa.

 

O que significa incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos?

Funcionários talentosos e com alto rendimento são a alma de uma organização, pois fornecem novas habilidades, recursos, perspectivas, criatividade e inovação. As empresas que não conseguem atrair e manter esses funcionários de forma consistente podem ter dificuldade para manter um bom desempenho comercial de forma geral.

Por que a incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos é um dos principais riscos que as organizações enfrentam hoje?

As empresas se sobressaem quando contam com os melhores talentos possíveis em cada função, desde a diretoria até a linha de frente. A incapacidade de preencher essas vagas e reter funcionários com alto desempenho pode ter sérias consequências. As estrelas que estão em ascensão na organização hoje podem se tornar concorrentes amanhã.

Além disso, sem a entrada contínua de talentos, as empresas podem não ter os conjuntos de habilidades que necessitam para acompanhar o mercado e as tendências do setor. As empresas dependem dos melhores talentos para conseguir novas ideias, novas estratégias, inovação e criatividade, elementos essenciais para se manterem competitivas. Muitos setores, inclusive de viagens e hotelaria, ainda não conseguiram preencher suas vagas desde a pandemia, enquanto determinadas funções, especialmente nas áreas digitais e de tecnologia, continuam em alta.

A incapacidade de atrair os melhores candidatos também pode ter um impacto negativo sobre aqueles que permanecem na força de trabalho, porque significa mais trabalho e responsabilidades para os funcionários talentosos que permanecem. Esse aumento de pressão pode causar crises de burnout, desinteresse e problemas de retenção.

Duas tendências importantes tiveram um impacto enorme na estratégia de talentos:

Salário e inflação. De modo geral, os salários aumentaram consideravelmente nos últimos dois anos. Nos EUA, as remunerações por hora e os salários tiveram um aumento de 5,3% em junho de 2022 em relação ao ano anterior e outro de 4,6% em junho de 2023.1 Embora o aumento da remuneração por hora tenha começado a desacelerar, ele ainda é alto em comparação com os anos anteriores e, em junho de 2023, ultrapassou a inflação pela primeira vez em dois anos.2

O aumento da inflação no mundo desde o início de 2022 incentivou os funcionários a buscarem salários mais altos. Além disso, muitos países e jurisdições estão implementando regulamentos sobre transparência e igualdade salarial, para que os funcionários tenham uma maior visibilidade em relação aos salários.

Experiência dos funcionários. A pandemia transformou o conceito de local de trabalho. Muitos funcionários puderam trabalhar de casa e expressaram a preferência por uma maior comodidade e flexibilidade. Uma pesquisa feita pelo Washington Post em parceria com a Ipsos constatou que 7 em cada 10 entrevistados trabalhariam de casa sempre ou na maior parte do tempo.3 No final de 2022, quase três quartos das empresas ofereciam contrato de trabalho híbrido.4 O foco no que os funcionários querem do trabalho também aumentou o foco no bem-estar no local de trabalho.

Explorar resultados globais

As empresas estão lidando com os riscos tradicionais de novas formas, tanto em termos de risco como de capital humano. Como os líderes empresariais podem priorizar e responder melhor a eles?

Ver relatório global

Perdas e prontidão

Apesar de 6 em 10 participantes afirmarem que estão preparados para esse tipo de risco, um terço disse que sofreu algum tipo de perda por não conseguir atrair ou reter talentos nos últimos doze meses.

33%

dos participantes tiveram alguma perda devido a esse risco nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Fonte: Pesquisa Global de Gestão de Riscos da Aon 2023

62%

dos participantes afirmaram que suas organizações estavam preparadas para esse risco.

Fonte: Pesquisa Global de Gestão de Riscos da Aon 2023

Por que a incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos é um risco no futuro?

O local de trabalho passou por mudanças drásticas nos últimos anos, uma evolução que provavelmente vai se acelerar. Muitas tendências continuarão afetando a força de trabalho:

  • A inteligência artificial (IA) mudará a natureza do trabalho, embora seu impacto varie de acordo com a função.
  • A maior volatilidade geopolítica e econômica global poderá ter um impacto sobre a continuidade dos negócios, crescimento e mão de obra.
  • A introdução do trabalho remoto e híbrido incentivará os funcionários a exigir uma maior flexibilidade. Se o trabalho remoto não for uma opção, os funcionários poderão exigir outros benefícios para compensar a falta de flexibilidade.
  • A mudança climática será uma ameaça para o bem-estar financeiro, mental e físico dos funcionários. Pode ser um desafio incluir esse fator na proposta de valor para o funcionário (EVP) devido à natureza imprevisível e complexa das ameaças relacionadas ao clima.
  • Uma força de trabalho composta por pessoas de diferentes gerações terá segmentos diferenciados, cada um com suas próprias necessidades e preferências. Se não identificar e atender às necessidades de cada segmento, a empresa não conseguirá atrair e reter talentos.

Como as organizações podem mitigar o impacto da incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos?

Embora o salário apareça claramente no topo da lista de fatores que podem influenciar as decisões das pessoas e organizações, aumentar a remuneração nem sempre é uma opção sustentável. No ambiente atual, para gerenciar fatores externos, como inflação e expectativas dos funcionários, é essencial manter o equilíbrio. As empresas devem tentar encontrar um equilíbrio, dentro de seus limites, entre investir na força de trabalho para atrair e manter um pool de talentos e, ao mesmo tempo, manter os salários, benefícios e outros custos relacionados a pessoas.

Uma importante estratégia que as organizações podem usar para atrair e reter os melhores talentos é repensar a EVP. Antes, muitas empresas adotavam uma abordagem única para qualquer situação. Hoje, a personalização se tornou uma prioridade maior. Para atender às necessidades de uma força de trabalho diversificada e garantir que profissionais talentosos tenham motivos para ingressar ou permanecer em uma organização, os líderes de negócios podem adotar uma abordagem impulsionada por dados para personalizar os benefícios dos funcionários. Os dados do RH podem fornecer insights valiosos sobre o que os diferentes funcionários valorizam e ajudar a desenvolver opções sob medida e específicas, capazes de gerar um retorno sobre o investimento (ROI) para pessoas e organizações.

Por exemplo, as organizações podem usar os dados para desenvolver perfis distintos e depois agrupá-los por características e comportamentos em comum. Cada perfil será atraído por um aspecto diferente da EVP da organização, permitindo que a empresa personalize sua EVP (incluindo recompensas, benefícios e experiência geral para o funcionário). Modelos baseados em dados como esse também podem identificar o risco de atrito, o impacto do engajamento e outros fatores de risco se os funcionários não receberem o nível de personalização que desejam.

Ao desenvolver uma estratégia de EVP personalizada, as organizações podem se manter competitivas e mitigar os principais riscos relacionados às pessoas. As perguntas-chave abaixo podem ajudar nesse processo:

  • A EVP está alinhada à nossa estratégia comercial?
  • A EVP é compatível com nossas expectativas de crescimento?
  • A EVP ajuda a atrair e reter os talentos que queremos?
  • O que os dados do RH dizem sobre as necessidades dos nossos funcionários?O que devemos fazer para encontrar um equilíbrio entre as expectativas dos funcionários e o que a empresa precisa?
  • Temos um plano para implementar uma EVP baseada em dados?
 
 

Disclaimer
As informações aqui contidas e as declarações expressas são de caráter geral e não pretendem abordar as circunstâncias de qualquer indivíduo ou entidade em particular. Embora nos esforcemos em fornecer informações exatas e oportunas e utilizemos fontes que consideramos confiáveis, não podemos garantir que essas informações sejam exatas na data em que são recebidas ou que continuem a sê-lo no futuro. Ninguém deve atuar com base nessas informações sem aconselhamento profissional adequado após uma análise minuciosa da situação específica.

Condições de utilização
O conteúdo deste documento não pode ser reproduzido, reutilizado, reimpresso ou redistribuído sem o consentimento expresso por escrito da Aon, salvo autorização em contrário por parte da Aon. Para utilizar as informações aqui contidas, contate a nossa equipe.

General Disclaimer
The information contained herein and the statements expressed are of a general nature and are not intended to address the circumstances of any particular individual or entity. Although we endeavor to provide accurate and timely information and use sources we consider reliable, there can be no guarantee that such information is accurate as of the date it is received or that it will continue to be accurate in the future. No one should act on such information without appropriate professional advice after a thorough examination of the particular situation.

Terms of Use
The contents herein may not be reproduced, reused, reprinted or redistributed without the expressed written consent of Aon, unless otherwise authorized by Aon. To use information contained herein, please write to our team.