Skip to main content
Opens in a new tab External site

November 2023 / 5 Min Read

Risco de preço das commodities/escassez de materiais

 

O risco de preço das commodities/escassez de materiais é o 7º maior risco que as organizações enfrentam atualmente em todo o mundo, e deve subir para o 3º risco mais crítico até 2026.

 

O que é risco de preço das commodities ou escassez de materiais?

O risco de preço das commodities traz um potencial aumento no custo das matérias-primas, o que consequentemente pode afetar a rentabilidade de uma empresa.

A escassez de materiais pode afetar o risco de preços de commodities, bem como ter implicações diretas posteriormente, dentre as quais a interrupção de negócios, e outras consequências indiretas.

Por que o risco de preço das commodities ou escassez de materiais é um dos principais riscos para as organizações atualmente?

Cada organização tem uma série de dependências que influenciam diretamente seu sucesso ou fracasso como negócio. Para muitas organizações, o risco do preço das commodities e a escassez de materiais são as principais destas dependências e podem afetar significativamente a rentabilidade, o fluxo de caixa e a competitividade.

Dessa maneira, a gestão do risco de preços de commodities tem sido uma prioridade para os líderes empresariais. Entretanto, os últimos anos testaram a capacidade de muitas empresas de cobrirem os seus riscos e responderem rapidamente. Os desafios incluíram cadeias de suprimentos interrompidas e flutuações violentas na demanda dos consumidores.

Ao sair da pandemia, as empresas estão atentas à volatilidade dos preços das commodities. O aumento dos preços dos insumos tem forçado as organizações a mobilizar capital adicional para gerir a volatilidade — capital que de outra forma poderia ser usado para investir em crescimento ou operações comerciais diárias.

Vários exemplos demonstram como os níveis crescentes de volatilidade macroeconômica e geopolítica tornaram este risco uma preocupação mais premente para os líderes empresariais em todo o mundo.

A transição energética
Muitas commodities, como petróleo e gás, são recursos naturais com uma oferta finita ou decrescente, cuja escassez provavelmente se intensificará ao longo do tempo. As fontes de energia renováveis e alternativas dependem de um portfólio diferente de recursos naturais (como cobre, lítio e cobalto). Entretanto, a viabilidade de uma transição dos combustíveis fósseis para as energias renováveis depende do preço e da disponibilidade dos novos materiais, o que pode ser difícil de prever, dada a escassez repentina e os problemas da cadeia de suprimentos.

Um exemplo do risco atual de escassez de materiais é o lítio, um elemento crítico nas baterias de veículos elétricos. O aumento dos preços devido a uma escassez de oferta em 2022 limitou a capacidade dos fabricantes de automóveis de satisfazer a demanda do mercado. Várias empresas não cumpriram as metas de produção e vendas, o que prejudicou o preço das suas ações.

Os preços do lítio caíram significativamente este ano, e o Departamento de Energia dos EUA comprometeu-se com 3 bilhões de dólares em subvenções para estabelecer uma cadeia de suprimentos de baterias domésticas. Além disso, agora a Lei de Redução da Inflação dos EUA de 2022 tem oferecido créditos para a produção de baterias. Nos próximos anos, poderemos testemunhar uma maior volatilidade no preço e na oferta de lítio, à medida que a produção de baterias aumenta.

O conflito na Ucrânia e seu impacto nas commodities agrícolas
Os mercados e as cadeias de suprimentos tornaram-se cada vez mais globais por natureza, mas os confitos em regiões específicas podem ter um efeito significativo sobre os preços e a oferta.

Por exemplo, nas últimas duas décadas, a Ucrânia emergiu como um importante fornecedor global de cereais, óleo vegetal e outros produtos agrícolas. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, os preços de algumas commodities, dentre as quais o trigo e o óleo de palma até aos fertilizantes, subiram, em parte devido à queda da oferta. A produção de trigo, cevada, milho e outros produtos de base da Ucrânia durante a colheita de 2022-2023 caiu mais de 30 por cento em relação ao nível do ano anterior.

O conflito também resultou em transtornos significativos para os países que dependiam das exportações de energia da Rússia. Nos cinco meses que se seguiram à invasão, o aumento do custo da energia para compradores e consumidores aumentou para aproximadamente 2,7 biliões de dólares, ao mesmo tempo em que a escassez de oferta fazia subir os preços.

Preços do petróleo e os efeitos indiretos para a indústria
Em setembro de 2023, os preços globais do petróleo atingiram o valor máximo dos últimos 10 meses, estimulados pela queda da produção de óleo de xisto nos EUA e por uma diminuição na produção da Arábia Saudita e da Rússia. O impacto deste aumento repercute em quase todos os setores devido aos muitos usos da commodity.

O petróleo é um componente crítico em muitas partes da economia moderna, desde insumos para fabricação, processamento e transporte até plásticos para embalagens. E, apesar do foco na transição energética, o petróleo e as flutuações de preços que o acompanham continuarão a ser um fator no planejamento estratégico nas próximas décadas.

Explorar resultados globais

As empresas estão lidando com os riscos tradicionais de novas formas, tanto em termos de risco como de capital humano. Como os líderes empresariais podem priorizar e responder melhor a eles?

Ver relatório global

Perdas e preparação

Quase dois terços dos entrevistados sofreram perdas devido ao risco de preço das commodities/escassez de materiais, apesar de uma parcela semelhante destes participantes também ter planos em vigor para responder ao risco.

64%

dos entrevistados indicaram que esse risco contribuiu para uma perda para sua organização nos 12 meses anteriores à pesquisa.

65%

dos entrevistados afirmaram que suas organizações haviam estabelecido um plano para responder ao risco.

Por que o risco do preço das commodities ou a escassez de materiais são um dos principais riscos para as organizações no futuro?

O risco dos preços das commodities e a escassez de materiais manterão a sua posição como riscos principais no futuro, em grande parte pelas mesmas razões que no passado. As dependências das commodities e a escassez de certas matérias-primas provavelmente não desaparecerão tão cedo.

À medida que as economias em desenvolvimento do mundo continuam a crescer, a procura por commodities e materiais tradicionais necessários para o progresso econômico em grande escala, como o desenvolvimento de infraestruturas críticas, continuará a aumentar.

A dinâmica de oferta e da demanda provavelmente mudará ao longo do tempo e se intensificará em certas áreas, conforme as organizações e os países transitam do petróleo e do gás para as fontes de energia renováveis. Esta mudança para uma economia de baixo carbono dependerá de uma carteira diferente de recursos naturais (como o cobre e o lítio), que mudará o foco dos materiais, tornando os preços das commodities e dos materiais relevantes para o futuro mais previsível.

Ao mesmo tempo em que as regulamentações e as iniciativas ESG levam as organizações e os países a adotarem modelos mais sustentáveis, a dinâmica da oferta e da procura intensifica o impacto que os preços das commodities exercem nas empresas.

Como as organizações podem mitigar o impacto do risco de preço das commodities ou da escassez de materiais?

Um método típico de gestão do risco de preço das commodities é o departamento de tesouraria ou financeiro de uma organização usar derivativos e outras técnicas de hedge. Sempre que possível, as empresas tentaram diversificar a combinação da sua carteira para ajudar a compensar a volatilidade.

Embora as técnicas de mitigação possam ser adaptadas a uma determinada commodity, a abordagem geral para gerir este risco é consistente com as melhores práticas de gestão de risco; envolve o uso de análises para ajudar a identificar, quantificar e determinar as técnicas mais adequadas de mitigação e gestão de riscos.

O acionamento de seguros tende a ter um papel direto limitado nas técnicas de gestão de risco de preços de commodities, mas suas soluções podem ser implantadas para lidar com as consequências posteriores à escassez de materiais e como elas contribuem para a interrupção dos negócios em particular.

Quantificar um evento de interrupção de negócios ao mesmo tempo que modela o perfil de risco da sua cadeia de suprimentos proporcionará à organização uma melhor compreensão das potenciais implicações financeiras deste risco e das medidas de mitigação apropriadas. Isto também pode ajudar na concepção de soluções de financiamento personalizadas para ajudar a gerenciar a volatilidade associada.

 
 

Disclaimer
As informações aqui contidas e as declarações expressas são de caráter geral e não pretendem abordar as circunstâncias de qualquer indivíduo ou entidade em particular. Embora nos esforcemos em fornecer informações exatas e oportunas e utilizemos fontes que consideramos confiáveis, não podemos garantir que essas informações sejam exatas na data em que são recebidas ou que continuem a sê-lo no futuro. Ninguém deve atuar com base nessas informações sem aconselhamento profissional adequado após uma análise minuciosa da situação específica.

Condições de utilização
O conteúdo deste documento não pode ser reproduzido, reutilizado, reimpresso ou redistribuído sem o consentimento expresso por escrito da Aon, salvo autorização em contrário por parte da Aon. Para utilizar as informações aqui contidas, contate a nossa equipe.

General Disclaimer
The information contained herein and the statements expressed are of a general nature and are not intended to address the circumstances of any particular individual or entity. Although we endeavor to provide accurate and timely information and use sources we consider reliable, there can be no guarantee that such information is accurate as of the date it is received or that it will continue to be accurate in the future. No one should act on such information without appropriate professional advice after a thorough examination of the particular situation.

Terms of Use
The contents herein may not be reproduced, reused, reprinted or redistributed without the expressed written consent of Aon, unless otherwise authorized by Aon. To use information contained herein, please write to our team.