Skip to main content
Opens in a new tab External site

November 2023 / 5 Min Read

Dano à marca ou à reputação

 

O dano à marca ou à reputação é o oitavo maior risco que as organizações enfrentam hoje em todo o mundo e a previsão é que caia para o 21º lugar até 2026.

 

O que é dano à marca ou à reputação?

A reputação é um ativo intangível valioso para qualquer negócio e baseia-se na imagem, confiança e credibilidade aos olhos das principais partes interessadas. Uma reputação comprometida pode minar rapidamente a confiança das partes interessadas, causando efeitos adversos tangíveis na organização. As consequências de uma crise de reputação podem ser muito maiores do que quaisquer perdas de ganhos de curto prazo, com algumas empresas perdendo valor significativo para os acionistas.

Por que o dano à marca ou à reputação é um risco de máxima relevância para as organizações

Neste mundo altamente volátil e acelerado, um único evento disruptivo pode prejudicar rapidamente a reputação de uma empresa. O risco de reputação continua a ser uma das principais preocupações de risco dos últimos anos, tendo mantido consistentemente um lugar entre os 10 principais riscos na Pesquisa Global em Gerenciamento de Riscos desde 2007.

As empresas têm várias preocupações importantes em relação aos danos à reputação:

  • Potencial diminuição da confiança dos investidores e da confiança na liderança, por vezes levando a uma perda irreversível do valor para os acionistas
  • Desgaste da confiança do consumidor, levando à rotatividade de clientes, o que pode causar um impacto financeiro material nos resultados financeiros e a uma perda de participação de mercado
  • Quaisquer consequências legais, como multas regulatórias e custos de investigações
  • Custos potenciais do desenvolvimento de capacidades de preparação e gestão de crises
  • Efeitos de cauda longa e extensos cronogramasnecessários para recuperar e reconstruir após uma crise de reputação
  • Acesso ao capital para mitigar o impacto financeiro de eventuais crises

Atualmente, devido à comunicação instantânea e à conectividade online, o cenário de risco de reputação tem se tornado cada vez mais dinâmico e em evolução. Como resultado, as empresas enfrentam preocupações crescentes em torno não apenas dos valores de uma marca, mas também de como e em que medida sinalizam esses valores.

Os fatores externos que podem ampliar o foco do risco de reputação para as organizações incluem os seguintes:

  • Amplificação e interconectividade das mídias sociais e um ritmo de notícias 24-7, que podem rapidamente transformar questões incidentais em manchetes globais
  • Mudança constante nas preferências do consumidor em relação à transparência e ao comportamento ético
  • Cenários regulatórios dinâmicos e maior escrutínio do comportamento e responsabilidade corporativa
  • Preocupações com a privacidade de dados por manipulação incorreta das informações do cliente — o que pode levar a violações de dados e de privacidade que, por sua vez, podem resultar em reação regulatória
  • Uma nova era de globalização que reformula as cadeias de valor, o que significa que as empresas agora precisam pensar sobre a exposição ao mercado em vários cenários regulatórios, normas culturais e expectativas das partes interessadas

As organizações devem ser mais proativas, transparentes e éticas em suas ações para salvaguardar sua reputação em um mundo cada vez mais interconectado e volátil. Observamos que as organizações estão usando insights orientados por dados para ajudar a identificar, avaliar e gerenciar melhor o risco de reputação, oferecendo a elas formas mais informadas de entender o impacto desse tipo de risco.

Explorar resultados globais

As empresas estão lidando com os riscos tradicionais de novas formas, tanto em termos de risco como de capital humano. Como os líderes empresariais podem priorizar e responder melhor a eles?

Ver relatório global

Perdas e prontidão

Mais da metade dos entrevistados sofreu uma perda devido a danos à marca ou reputação, com metade tendo planos para responder ao risco.

8%

dos entrevistados indicaram que esse risco contribuiu para uma perda para sua organização nos 12 meses anteriores à pesquisa.

51%

dos entrevistados afirmaram que suas organizações haviam estabelecido um plano para responder ao risco.

Como as organizações podem mitigar o impacto do dano à marca ou à reputação?

As organizações estão adotando uma série de estratégias e abordagens para mitigar o risco de reputação. A Aon recorreu à sua pesquisa de eventos relacionados com a reputação nos últimos 40 anos para analisar os efeitos do risco de reputação nos fluxos de caixa futuros a longo prazo.

As principais abordagens que as empresas de sucesso usam para proteger sua imagem, manter a confiança das partes interessadas e navegar por desafios dinâmicos de reputação podem ser divididas em estratégias pré e pós-evento.

Pré-evento

  • Gestão proativa de risco de reputação. Use uma abordagem abrangente para identificar, avaliar e se preparar para possíveis eventos de risco de reputação significativos. Integre as considerações de risco de reputação em estratégias gerais de gerenciamento de risco e processos de tomada de decisão para impulsionar a resiliência da reputação.
  • Gestão direcionada das partes interessadas. Comunique-se abertamente com clientes, funcionários, investidores e reguladores para abordar preocupações e manter a confiança.
  • Monitoramento de mídias sociais. Empregue ferramentas avançadas para rastrear sentimentos e tendências em várias plataformas de mídia.
  • Colaboração com especialistas no assunto. Aproveite os insights de empresas de relações públicas, equipes jurídicas, especialistas em segurança cibernética e profissionais de gerenciamento de crises para enfrentar desafios complexos de reputação.
  • Aprendizagem e melhoria constantes. Use a análise de incidentes de reputação passados para refinar estratégias e abordagens ao longo do tempo.

Pós-evento

  • Procedimentos estabelecidos de gestão de crises. Descreva funções, responsabilidades, protocolos de comunicação e estratégias para responder a diferentes tipos de eventos prejudiciais à reputação.
  • Resposta rápida preparada. Formule mensagens precisas e claras para evitar que a desinformação se espalhe.
  • Transparência, autenticidade e responsabilidade. Reconheça os erros e comprometa-se a aprender com eles. Evite comunicações enganosas ou falsas.

Historicamente, a gestão do risco de reputação tem sido focada na gestão e mitigação de crises pós-evento. Para ficar à frente da curva, as organizações devem investir este mesmo esforço e recursos em medidas de pré-evento usando estratégias que reconheçam a evolução dos riscos de reputação e seu impacto potencial.

Por fim, ter uma força de trabalho engajada e resiliente pode ajudar a garantir que os funcionários atuem como embaixadores da marca e melhorem a reputação de uma organização.

 
 

Disclaimer
As informações aqui contidas e as declarações expressas são de caráter geral e não pretendem abordar as circunstâncias de qualquer indivíduo ou entidade em particular. Embora nos esforcemos em fornecer informações exatas e oportunas e utilizemos fontes que consideramos confiáveis, não podemos garantir que essas informações sejam exatas na data em que são recebidas ou que continuem a sê-lo no futuro. Ninguém deve atuar com base nessas informações sem aconselhamento profissional adequado após uma análise minuciosa da situação específica.

Condições de utilização
O conteúdo deste documento não pode ser reproduzido, reutilizado, reimpresso ou redistribuído sem o consentimento expresso por escrito da Aon, salvo autorização em contrário por parte da Aon. Para utilizar as informações aqui contidas, contate a nossa equipe.

General Disclaimer
The information contained herein and the statements expressed are of a general nature and are not intended to address the circumstances of any particular individual or entity. Although we endeavor to provide accurate and timely information and use sources we consider reliable, there can be no guarantee that such information is accurate as of the date it is received or that it will continue to be accurate in the future. No one should act on such information without appropriate professional advice after a thorough examination of the particular situation.

Terms of Use
The contents herein may not be reproduced, reused, reprinted or redistributed without the expressed written consent of Aon, unless otherwise authorized by Aon. To use information contained herein, please write to our team.