Como as organizações podem mitigar o impacto da incapacidade para inovar ou para atender às necessidades dos clientes?
Um dos determinantes mais fortes da capacidade de inovação de uma empresa é o seu talento. Portanto, estabelecer um conjunto amplo e diversificado de talentos que possam gerar novas ideias de forma consistente é fundamental para o sucesso. Garantir e manter uma força de trabalho inovadora envolve três ações-chave, cada uma com suas próprias melhores práticas.
- Aquisição de talentos:
- Procure pessoas criativas que pensam fora da caixa e não têm medo de desafiar a norma.
- Adote práticas de diversidade, equidade e inclusão para atrair pessoas de diferentes origens e que oferecem diversas perspectivas.
- Retenção de talentos:
- Apoie os funcionários através de recompensas, reconhecimentos e benefícios apropriados.
- Estabeleça jornadas de desenvolvimento de carreira de longo prazo que capacitem os funcionários a se desenvolverem e crescerem continuamente com a empresa.
- Requalificação e requalificação:
- Para garantir que as organizações evoluam para atender às necessidades em constante mudança, identifique e defina requisitos futuros para criar um roteiro para o desenvolvimento de habilidades dos funcionários.
- Garanta que os funcionários tenham uma compreensão completa das áreas de reciclagem necessárias para que possam se apropriar de suas rotas de desenvolvimento e se adaptar e ter sucesso no futuro .
Com os talentos certos, as empresas devem garantir que o ambiente de trabalho seja propício à inovação. Essas companhias podem, inclusive, criar uma cultura que incentiva a exploração e a experimentação, rastreando indicadores-chave de desempenho relacionados ou oferecendo recompensas aos funcionários com base em soluções criativas de problemas e ideias inovadoras.
Uma estrutura de gestão de risco que apoia a visão ou os objetivos da empresa também promove uma cultura de inovação. No entanto, a inovação pode criar novos riscos, por isso é importante rever as apólices de seguro existentes ao introduzir novos produtos ou serviços para avaliar eventuais lacunas de cobertura. Se novas exposições estão fora do apetite de risco de uma empresa e não podem ser transferidas para o mercado de seguros tradicional, a empresa pode considerar opções alternativas de transferência de risco, como uma companhia de seguros cativa, para ajudar a gerenciar o risco.
Em vez de construir capacidades a partir do zero, as organizações podem impulsionar a inovação através da aquisição de novas tecnologias e serviços. Essas empresas que planejam adquiri-las devem realizar a devida diligência antes da aquisição e minimizar o risco de transação por meio de seguro de garantia e indenização.
Embora a inovação na forma de propriedade intelectual (PI), como patentes e segredos comerciais, tenha se tornado um dos ativos mais valiosos para as empresas, muitas vezes é uma das menos compreendidas, valorizadas ou protegidas. Para se manterem competitivas, as empresas devem tomar medidas para proteger sua PI. Além de depositar patentes e estabelecer procedimentos para proteger segredos comerciais, empresas altamente competitivas estão cada vez mais considerando a compra de seguro de responsabilidade civil de PI como uma estratégia de transferência de risco.