Skip to main content
Opens in a new tab External site

November 2023 / 5 Min Read

Incapacidade para inovar ou responder às necessidades dos clientes

 

Incapacidade para inovar/responder às necessidades dos clientes é o 9º maior risco enfrentado pelas organizações globalmente hoje e a previsão é que permaneça nessa posição até 2026.

 

Incapacidade para inovar/responder às necessidades dos clientes?

Este é um risco que ocorre quando uma empresa não responde e se adapta às tendências em um ritmo que atende ou excede o de seus pares. Exemplos de alto nível de incapacidade para inovar/responder às necessidades dos clientes incluem a Kodak e a Blockbuster, outrora líderes em suas respectivas indústrias que não se adaptaram ao mercado em mudança.

Por que a incapacidade para inovar/responder às necessidades dos clientes é atualmente um risco de máxima relevância para as organizações?

Nenhuma empresa está imune à concorrência, e a interrupção geral das indústrias pode ocorrer a qualquer momento. À medida que os avanços tecnológicos continuam a acelerar e a desafiar os limites do que as empresas podem oferecer, as organizações estão sob cada vez mais pressão para atender às necessidades emergentes dos clientes, caso contrário, enfrentam perdas para os concorrentes. Em meio ao boom generativo da IA, por exemplo, o Google viu-se perdendo da concorrência quando a OpenAI lançou o ChatGPT quatro meses antes do lançamento do produto concorrente da multinacional.

Além disso, as preferências dos consumidores estão mudando a um ritmo cada vez mais rápido devido à comunicação de massa, ao desenvolvimento tecnológico e à segmentação de mercado. As empresas devem, portanto, ficar atentas às últimas tendências e preferências dos consumidores. Dar esse foco pode acabar saindo caro em termos de recursos, entretanto, permite que as empresas adaptem seus produtos e serviços para atender à evolução das expectativas dos consumidores, fortalecendo a lealdade e sustentando sua posição no mercado. Promover comunidades leais à marca provou ser uma estratégia eficaz de marketing e negócios. As empresas que não tem a intenção ou não podem fazer investimentos semelhantes podem enfrentar um risco real de perder esses clientes para os seus concorrentes.

Além disso, à medida que mais e mais indústrias e empresas se tornam mais globalizadas, os concorrentes podem ser encontrados em todo o mundo. No contexto de uma economia mais restritiva, um número crescente de empresas tem que competir por gastos de consumo mais exigentes, impulsionando a necessidade de as empresas se diferenciarem.

Um ambiente regulatório e legislativo em mudança também aumenta o risco de não inovar. Ainda que uma empresa não esteja imediatamente em risco de perder para um concorrente, o fato de ela ter dificuldades em se adaptar a uma mudança na regulamentação enquanto seu concorrente responde de forma rápida e eficaz, pode mudar o cenário. Permanecer responsivo à evolução da dinâmica do mercado ao mesmo tempo em que monitora e responde aos desenvolvimentos regulatórios pode ser um desafio para empresas emergentes e estabelecidas.

Explorar resultados globais

As empresas estão lidando com os riscos tradicionais de novas formas, tanto em termos de risco como de capital humano. Como os líderes empresariais podem priorizar e responder melhor a eles?

Ver relatório global

Perdas e pontidão

Pouco mais de um quinto dos entrevistados sofreu uma perda por não inovar ou atender às necessidades de seus clientes, enquanto mais da metade das organizações têm planos para responder ao risco.

22%

dos entrevistados indicaram que esse risco contribuiu para uma perda para sua organização nos 12 meses anteriores à pesquisa.

56%

dos entrevistados afirmaram que suas organizações criaram um plano para responder ao risco.

Como as organizações podem mitigar o impacto da incapacidade para inovar ou para atender às necessidades dos clientes?

Um dos determinantes mais fortes da capacidade de inovação de uma empresa é o seu talento. Portanto, estabelecer um conjunto amplo e diversificado de talentos que possam gerar novas ideias de forma consistente é fundamental para o sucesso. Garantir e manter uma força de trabalho inovadora envolve três ações-chave, cada uma com suas próprias melhores práticas.

  • Aquisição de talentos:
    • Procure pessoas criativas que pensam fora da caixa e não têm medo de desafiar a norma.
    • Adote práticas de diversidade, equidade e inclusão para atrair pessoas de diferentes origens e que oferecem diversas perspectivas.
  • Retenção de talentos:
    • Apoie os funcionários através de recompensas, reconhecimentos e benefícios apropriados.
    • Estabeleça jornadas de desenvolvimento de carreira de longo prazo que capacitem os funcionários a se desenvolverem e crescerem continuamente com a empresa.
  • Requalificação e requalificação:
    • Para garantir que as organizações evoluam para atender às necessidades em constante mudança, identifique e defina requisitos futuros para criar um roteiro para o desenvolvimento de habilidades dos funcionários.
    • Garanta que os funcionários tenham uma compreensão completa das áreas de reciclagem necessárias para que possam se apropriar de suas rotas de desenvolvimento e se adaptar e ter sucesso no futuro .

Com os talentos certos, as empresas devem garantir que o ambiente de trabalho seja propício à inovação. Essas companhias podem, inclusive, criar uma cultura que incentiva a exploração e a experimentação, rastreando indicadores-chave de desempenho relacionados ou oferecendo recompensas aos funcionários com base em soluções criativas de problemas e ideias inovadoras.

Uma estrutura de gestão de risco que apoia a visão ou os objetivos da empresa também promove uma cultura de inovação. No entanto, a inovação pode criar novos riscos, por isso é importante rever as apólices de seguro existentes ao introduzir novos produtos ou serviços para avaliar eventuais lacunas de cobertura. Se novas exposições estão fora do apetite de risco de uma empresa e não podem ser transferidas para o mercado de seguros tradicional, a empresa pode considerar opções alternativas de transferência de risco, como uma companhia de seguros cativa, para ajudar a gerenciar o risco.

Em vez de construir capacidades a partir do zero, as organizações podem impulsionar a inovação através da aquisição de novas tecnologias e serviços. Essas empresas que planejam adquiri-las devem realizar a devida diligência antes da aquisição e minimizar o risco de transação por meio de seguro de garantia e indenização.

Embora a inovação na forma de propriedade intelectual (PI), como patentes e segredos comerciais, tenha se tornado um dos ativos mais valiosos para as empresas, muitas vezes é uma das menos compreendidas, valorizadas ou protegidas. Para se manterem competitivas, as empresas devem tomar medidas para proteger sua PI. Além de depositar patentes e estabelecer procedimentos para proteger segredos comerciais, empresas altamente competitivas estão cada vez mais considerando a compra de seguro de responsabilidade civil de PI como uma estratégia de transferência de risco.

 
 

Disclaimer
As informações aqui contidas e as declarações expressas são de caráter geral e não pretendem abordar as circunstâncias de qualquer indivíduo ou entidade em particular. Embora nos esforcemos em fornecer informações exatas e oportunas e utilizemos fontes que consideramos confiáveis, não podemos garantir que essas informações sejam exatas na data em que são recebidas ou que continuem a sê-lo no futuro. Ninguém deve atuar com base nessas informações sem aconselhamento profissional adequado após uma análise minuciosa da situação específica.

Condições de utilização
O conteúdo deste documento não pode ser reproduzido, reutilizado, reimpresso ou redistribuído sem o consentimento expresso por escrito da Aon, salvo autorização em contrário por parte da Aon. Para utilizar as informações aqui contidas, contate a nossa equipe.

General Disclaimer
The information contained herein and the statements expressed are of a general nature and are not intended to address the circumstances of any particular individual or entity. Although we endeavor to provide accurate and timely information and use sources we consider reliable, there can be no guarantee that such information is accurate as of the date it is received or that it will continue to be accurate in the future. No one should act on such information without appropriate professional advice after a thorough examination of the particular situation.

Terms of Use
The contents herein may not be reproduced, reused, reprinted or redistributed without the expressed written consent of Aon, unless otherwise authorized by Aon. To use information contained herein, please write to our team.