Portugal

Pessoas

Como a inteligência artificial está a tornar as equipas de trabalho mais diversas

No ambiente de negócios altamente competitivo de hoje, uma força de trabalho diversificada é um fator que traz vantagens às empresas. A atração e retenção de talento, a obtenção de financiamento ou a conquista de clientes podem depender dessa diversidade, já que muitos deles querem apenas trabalhar com empresas com equipas heterógenas, que reflitam pluralidade e criatividade.

Em certos países, esta realidade faz-se notar com maior visibilidade, como nos Estados Unidos, em que, por exemplo, a conhecida organização de investimento Goldman Sachs não apoia ofertas públicas a empresas com conselhos de administração totalmente masculinos.

Mas esta procura pela diversidade choca frequentemente com a forma como os processos de recrutamento e promoção são feitos na maioria das empresas. É que estes procedimentos, feitos por seres humanos são, conscientemente ou inconscientemente, imparciais.

É aqui que entra a tecnologia. Para evitar escolhas tendenciosas quando se trata de contratar, demitir ou promover trabalhadores, a solução pode passar pelo uso das mais recentes ferramentas tecnológicas associadas à inteligência artificial (IA).

Inteligência Artificial para recrutamentos mais isentos

O processo tradicional de contratação, que envolve a seleção de currículos e a realização de entrevistas, pode ser distorcido por algo tão simples quanto as limitações de tempo. Um exemplo desta prática é quando as equipas de recrutamento, ao precisarem de encurtar um grande grupo de candidatos, eliminarem quem tenha estudado numa determinada universidade. Outro caso: quando os recrutadores só aceitam candidatos com fotografias no currículo. Ao fazerem estas e outras filtragens, as empresas estão a perder candidatos que podem ser os mais indicados para a posição em questão.

O uso de algoritmos e big data assentes em AI estão a ajudar as empresas a recrutar candidatos de forma mais imparcial. Quando empregues corretamente, estas ferramentas podem ajudar a reduzir o impacto de decisões pouco neutras na contratação. Usando dados gerados por questionários detalhados, a tecnologia AI ajuda as empresas a identificar candidatos rapidamente e sem preconceitos, mantendo o foco da seleção em fatores como competências e experiência. Ao considerar-se um número maior de candidatos gera-se um aumento da diversidade dentro das empresas.

 

Com a utilização de ferramentas adequadas, os gestores conseguem inclusivamente identificar candidatos adequados que possam já estar na empresa, poupando os custos de uma nova contratação, fomentado a progressão nas carreiras.

Progressões de carreira mais justas com tecnologia de AI

Além do recrutamento, a análise de dados com base em tecnologia de IA pode criar um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo através de progressões de carreira mais justas e imparciais.

Definir promoções ou preenchimento de vagas internas é muitas vezes um processo parcial, uma vez que as avaliações dos funcionários são tendencialmente subjetivas. As ferramentas de AI, despidas dessa subjetividade, controlam a qualidade do processo de avaliação dos funcionários, detetando eventuais discrepâncias resultantes de preconceitos por parte de quem avalia. O resultado é uma maior imparcialidade nas decisões sobre promoções.

No entanto, para que as ferramentas de inteligência artificial reduzam ou eliminem estas discrepâncias é preciso aplicar algoritmos de avaliação bem definidos. Basear um algoritmo de avaliação em práticas de contratação anteriores pode resultar num processo desvirtuado, porque a contratação anterior pode ter sido subjetivo. A chave é a transparência. É fundamental garantir que as ferramentas de avaliação sejam construídas de modo a evitarem favorecimentos.

Adicionalmente, os algoritmos de IA podem ser importantes para prever cenários futuros nas empresas, projetar caminhos de desenvolvimento para cada colaborador e ainda definir os valores de vencimentos mais adequados a cada funcionário, criando um ambiente de remuneração mais justo e promovendo o bem-estar financeiro nas equipas de trabalho.

Inteligência Artificial ao serviço da sua empresa

As máquinas nunca substituirão inteiramente os humanos nos procedimentos de contratação e avaliação de trabalhadores, mas um sistema assente em tecnologia de inteligência artificial, construído com base em questionários neutros e algoritmos bem desenhados, pode ser uma ajuda fundamental para, sem preconceito ou parcialidade, encontrar as pessoas certas para contratar ou promover.

A Aon tem uma equipa especializada em consultoria de recursos humanos, que pode aconselhar a sua empresa sobre quais os métodos e ferramentas a aplicar no seu negócio e com isso contar com uma força de trabalho mais diversa, criativa e motivada.